quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sugestões para sala de aula - A Ciência dos lugares decifrada pelo Google Earth


Na sociedade da informação surge uma nova forma de representação cartográfica, centrada no poder das informações

Por Antônio do Nascimento Júnior

Google Earth
No site do Google Earth, além de todas as possibilidades de uso e geração de mapas e análise de paisagens, também é possível localizar tutoriais voltados para a área educacional. Em www.google.com/educators/geo.html você encontra o link para Classroom ideas (sugestões de uso em sala de aula), onde, por exemplo, encontra um link para visualização de locais onde houver terremotos na semana anterior ( http://earthquakes.tafoni.net/). (material visualizado em março/2011)
Com o objetivo de ampliar a reflexão sobre as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recursos educacionais práticos para professores de Geografia, vamos abordar novas estratégias metodológicas para o ensino da disciplina. Emerge o peso da responsabilidade pelo bom andamento das atividades e pela própria reflexão crítica dos rumos que os projetos educacionais devem ser trabalhados. A educação contemporânea se insere numa realidade tecnológica que caminha numa velocidade estonteante. A Sociedade da Informação dispõe de redes digitais de serviços integrados que conectam, ao mesmo tempo, diversos equipamentos eletrônicos que permitem interagir dados, texto, imagens e som. Esses avanços tecnológicos trouxeram um leque de possibilidades para serem utilizados no âmbito educacional.
É preciso que os profissionais da educação estejam abertos para os novos conceitos e as novas formas de ensinar. É preciso sempre buscar o norte tecnológico para não ficarmos à deriva no mar do mundo cibernético, e atentos para não cair nos abismos da alienação desprezando assim elementos fundamentais, como são os aspectos filosóficos, políticos e epistemológicos da educação.
A realidade social tem sido progressivamente invadida pelo uso da informática, cada vez mais presente no cotidiano das nossas escolas, o que tem nos ajudado a realizar as nossas atividades diárias. Na sociedade da informação, como é compreendido o atual momento que vivemos, surge uma nova forma de representação cartográfica centrada no poder das informações, inserindo- se, deste modo, na modernidade atual um cabedal de ferramentas que possibilitam novas representações desse espaço.


Como nos revela Sandra Lencioni, professora titular da USP, "a nova representação cartográfica é fisicamente dinâmica. Numa tela do computador, a imagem do mundo pode girar e a escala se contrair ou se expandir em questão de segundos. O universo passa a ser visto em todas as escalas possíveis, não mais por aqueles que fazem o mapa, mas também pelos usuários. Pode-se passar de um tipo de representação a um outro em questão de segundos. Passar de uma carta geológica a uma carta de clima. Pode-se passar de uma carta regional a uma nacional com muita rapidez, embora a duração da representação não seja permanente, salvo se for impressa em papel ou em camiseta."

O Google Earth oferece os meios para exibir dados geográficos a partir de uma ampla variedade de fontes juntas em um contexto geoespacial. Esses dados incluem imagens do mundo inteiro em diferentes resoluções, com uma grande quantidade de informação visual interpretável. Os alunos podem utilizá-lo para encontrar suas casas, escolas e outros locais que lhes são familiares. Eles podem fazer inferências, comparando lugares familiares com outros locais, além de poder criar e exibir seus próprios dados. Os alunos podem aprender sobre o mundo por meio de camadas ricas de dados mapeáveis oferecidos pelo servidor do Google, além de uma grande quantidade de conteúdo de terceiros.

Por Antônio do Nascimento Júnior, Professor Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Mídias pela Universidade Federal do Ceará - UFC/Virtual (em curso), Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de León/Espanha.

Matéria publicada em:  Revista Geografia  - Pedagogia 2.0