Acontece entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, em Águas de Lindóia, a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Neste ano, a XIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica teve 780.165 alunos, distribuídas em um total de 39.938 escolas. No Nível 4, Ensino Médio, foram cerca de 100.000 participantes.
O objetivo da Escola de Astronomia da OBA é aprimorar o conhecimento de astronomia, fomentar o pensamento científico, proporcionar interação com outros estudantes que compartilham interesses astronômicos e intelectuais, e dar início ao Curso a Distância do CCD, feito via internet, com duração de seis meses, que, além de cobrir de forma mais completa os temas que serão abordados no encontro, servirá como preparação para a seletiva das Olimpíadas Internacionais de Astronomia (IOAA - Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica; OLAA - Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica).
As Rodas Epistemológicas objetivam promover discussões filosóficas sobre alguns temas ligados à astronomia e ao conhecimento em geral, como: o conceito de verdade; o modo de funcionamento e de investigação da ciência; suas relações com arte e com religiões; problemas de linguagem e questões morais ligadas a isso tudo; qual a situação da astronomia diante de todas essas questões. fonte: jornal da cidade
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
A XIII OBA foi realizada em 14 de maio de 2010 em todas as escolas previamente cadastradas para participarem.
Fonte: www.oba.org.br