terça-feira, 15 de junho de 2010
2010, ano do centenário da morte de Joaquim Nabuco
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, diplomata, político, orador, poeta e memorialista, nasceu em Recife, PE, em 19 de agosto de 1849, e faleceu em Washington, EUA, em 17 de janeiro de 1910.
Considerado um dos responsáveis pelo fim da escravidão no Brasil, participou da batalha política que se estendeu durante anos no congresso e da qual saiu vitorioso, esteve ao lado da Isabel no ato da assinatura da lei áurea no dia 13 de maio de 1888.
Mas os ideais de Joaquim Nabuco iam além da simples decretação do fim de um regime de exploração da força de trabalho humano. Em pleno século 19, ele pregava a necessidade de distribuição de terras e de acesso à educação básica para todos, principalmente para os ex-escravos, como forma de fortalecer a economia interna brasileira. Um projeto que ele imaginava nos levaria à conquista de uma independência mais consistente.
“Nabuco também se antecipou, e foi um dos primeiros, depois de José Bonifácio, a falar sobre a preservação da mata. Admitia que teríamos grandes problemas se continuássemos a derrubar as matas”, Humberto França, historiador.
Fonte:
http://pe360graus.globo.com/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/joaquim-nabuco/joaquim-nabuco.php