quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Discutindo direitos dos Deficientes Auditivos


Na disciplina história com a professora Mari Trevisan, os alunos da 7ª 2 estudaram os Direitos Humanos, sendo que na turma um aluno é deficiente auditivo e dois alunos surdos, estes apresentaram especificamente sobre os direitos dos surdos.
Com o auxílio do professor interprete Deiviti, os alunos Douglas, Camila e Matheus apresentaram em Libras  o trabalho utilizando recursos visuais de imagens e vídeo. Para a elaboração da apresentação, utilizaram a sala informatizada para realizar pesquisas na Internet.
Através deste trabalho passaram a conhecer melhor seus direitos e luta da comunidade dos deficientes auditivos no Brasil como, por exemplo:
- Assegurar a presença do professor surdo e do intérprete profissional na sala de aula;
- Reestruturar o curricular pedagógico para aproveitamento dos recursos pictóricos e de sinais, pois o currículo se encontra apenas adequado para estudantes ouvintes;
- Implementar a Língua de Sinais nos currículos escolares;
- Concursos públicos com garantia de 20% da reserva de vagas para surdos;
- Direito de usar Libras, sua língua materna;
- Passe livre, municipal, estadual e federal;
- Direito a aposentadoria, caso não trabalhe.
A atividade desenvolvida promoveu a integração com a turma gerando discussão sobre diferenças entre ouvintes, deficientes auditivos, surdos e necessidade de promover a acessibilidade.