Na
disciplina história com a professora Mari Trevisan, os alunos da 7ª 2 estudaram
os Direitos Humanos, sendo que na turma um aluno é deficiente auditivo e
dois alunos surdos, estes apresentaram especificamente sobre os direitos dos
surdos.
Com o
auxílio do professor interprete Deiviti, os alunos Douglas, Camila e Matheus
apresentaram em Libras o trabalho
utilizando recursos visuais de imagens e vídeo. Para a elaboração da
apresentação, utilizaram a sala informatizada para realizar pesquisas na Internet.
Através
deste trabalho passaram a conhecer melhor seus direitos e luta da comunidade
dos deficientes auditivos no Brasil como, por exemplo:
- Assegurar
a presença do professor surdo e do intérprete profissional na sala de aula;
-
Reestruturar o curricular pedagógico para aproveitamento dos recursos
pictóricos e de sinais, pois o currículo se encontra apenas adequado para
estudantes ouvintes;
-
Implementar a Língua de Sinais nos currículos escolares;
- Concursos
públicos com garantia de 20% da reserva de vagas para surdos;
- Direito de
usar Libras, sua língua materna;
- Passe
livre, municipal, estadual e federal;
- Direito a
aposentadoria, caso não trabalhe.
A atividade
desenvolvida promoveu a integração com a turma gerando discussão sobre
diferenças entre ouvintes, deficientes auditivos, surdos e necessidade de
promover a acessibilidade.