segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MULTIMÍDIAS E EDUCAÇÃO


A educação está sendo reorganizada frente à crescente facilidade de acesso e utilização de diferentes mídias.
Mídia definida como sendo um canal de comunicação,seja visual, fonográfico ou escrita, assume atualmente importante papel na aquisição de conhecimento. A evolução tecnológica atual permite o uso de Multimídias, ou seja, diferentes mídias, a serviço não só da comunicação, mas disseminação de conhecimento e como recurso em ambientes educacionais.
Com as ferramentas atuais (computadores, Internet, TV, DVD, etc.), tanto o professor como o aluno tem ao seu alcance atividades, histórias animadas com recurso de som, imagem, animação, ferramentas de desenho, jogos, etc. Estes materiais permitem levar ao aluno o encantamento com a informação através de animações, estímulo visual e auditivo. O professor não precisa saber produzir animações, basta o interesse em buscar materiais publicados, a Internet neste caso é excelente aliada. Sempre claro citando a fonte onde encontra-se a aplicação.
O caminho da educação é a aprendizagem colaborativa, principalmente pela facilidade de publicação das produções através da Internet. Ferramentas como os Blogs possibilitam a qualquer pessoa a publicação on-line de textos, reflexões, relatos de experiências e produções realizadas.
Quanto a toda a discussão sobre como os sistemas mulimídias contribuem ou aceleram a compreensão, acredito que a resposta está em admitir e respeitar os diferentes estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas.
O segredo está em trabalhar com o universo sensorial do aluno. Os recursos devem ser intervenções realizadas no estudo de cada tema. A escola deve preocupar-se em aguçar a curiosidade do aluno, com todos estimulo diários que crianças e jovens recebem é necessário o uso de diferentes recursos para mexer com o “universo sensorial” destes.
Temos diferentes estilos de aprendizagem, somos visuais, auditivos, cinestésicos... Portanto as tecnologias de informação e comunicação na educação são ótimos recursos para promover a aprendizagem, pois as mídias atingem a diferentes sentidos, como citado anteriormente, a realidade atual é o uso de diferentes mídias de forma combinada o que satisfaz as diferentes formas de aprender dos indivíduos.
Percebo que quem pouco se desenvolveu foi o professor. O que precisamos é ensinar o aluno a utilizar de forma responsável todas as mídias disponíveis ao seu alcance. Ser autor, publicar, trocar informações com outros alunos, experimentar com outros educandos que possuem a mesma linguagem e interesses.
O professor não terá alternativa senão usar as tecnologias, que encontram atreladas as mídias, o aluno já utiliza de forma natural e carrega consigo para o ambiente escolar as informações percebidas através delas em seu cotidiano. O novo papel do professor é lapidar, transformar com seu aluno estas informações em conhecimento.