quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projetos Pedagógicos que utilizam rádio

Navegando nos links dos projetos de Rádio escola no Portal do Professor, a Estação DHC (http://e2m2-s.podomatic.com/) despertou-me o real interesse pelo uso da ferramenta Rádio no ambiente escolar.

Um dos espaços é a narração de histórias que encontramos facilmente na Internet. Em nossa escola estaremos utilizando para integrar os alunos cegos com a turma. Utilizar esta estação permite desenvolver atividades com os alunos DV e baixa visão em que terão condições de desenvolver as mesmas tarefas que os demais colegas.

Para a navegação, disponibilizamos nos microcomputadores os softwares Dosvox e NVDA os quais propiciam independência do aluno para explorar o site indicado.

As atividades de entrevista além de divulgar informações do ambiente escolar ou da comunidade desenvolve nos educandos a habilidade da escrita, produção. O envolvimento com as etapas de realização da entrevista, revisão até a postagem é um excelente exercício para desenvolvimento amplo do educando.

Outros projetos interessantes de pesquisa do tema:

http://radiofonicaescolar.blogspot.com/ - Relato do Projeto Rádio na escola. O Blog apresenta o diário das atividades desenvolvidas.

http://www.escolabonilha.com/projetos/radio-escola/ - muito criativo, porém desatualizado, o projeto não teve continuidade. Vale a pesquisa como sugestão.

http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/radio/ - Como criar uma rádio na Internet para sua escola. Espaço da EscolaBr, produzido pelo professor Ezequiel Menta, muito atento ao uso de tecnologias na educação.