quinta-feira, 21 de maio de 2009

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias

Resenha do texto:
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias

O uso de tecnologias em universidades, escolas permanece como ferramenta para ilustrar conteúdos do professor quando deveria promover novos desafios didáticos. O foco ainda está na fala do professor e na relação com os textos escritos.

Ensinar e aprender estão sendo desafiados cada vez mais. “Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender, juntos ou separados.” (Moran,2004).

O espaço de aprendizagem foi ampliado, com a internet e redes de comunicação em tempo real, promovem espaços no processo ensino-aprendizagem que extrapola a sala de aula. A internet trás novos desafios pedagógicos e tecnológicos para a educação, seja educação presencial ou on line. Um dos desafios é que o professor, em qualquer curso presencial, precisa aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los.

Dessa forma, o professor estende sua preocupação com o aluno além da sala de aula, precisa aprender a gerenciar as atividades a distância, visitas técnicas e trabalho no laboratório de informática.

Educar com qualidade implica em ter acesso e competência para organizar e gerenciar atividades didáticas em, pelo menos quatro espaços...” (Moran, 2004).

Estes espaços listados por Moran são:


1 – Uma nova sala de aula

A sala de aula deve ter disponível recursos tecnológicos: TV, DVD, computador com internet, vídeo, onde o professor bem preparado deve assumir uma nova postura de provocar o aluno para a busca do conhecimento. Este professor é fundamental no processo mas precisa ser motivado, bem remunerado e com formação pedagógica atualizada.


2 – Espaço do laboratório conectado


Os alunos devem ser orientados para fazer pesquisas na internet para encontrar materiais significativos para a construção do conhecimento almejado. Também devem ser apresentados aos recursos virtuais, ferramentas, chats, etc. Estes recursos devem tornar os alunos em ser pesquisadores,


3 – A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem


São os momentos em que a distância ocorrem atividades de pesquisa, comunicação e produção, individualmente ou em pequenos grupos. Os resultados destas pesquisas e trocas de informações são colocadas em um página, portifólio ou enviada virtualmente para o professor. Estes momentos virtuais podem ser mediados por momentos presenciais integrando o virtual com o prensencial.

São três campos importantes nas atividades virtuais: pesquisa, comunicação e documentação.

A internet favorece a construção colaborativa, trabalho em conjunto de professores e alunos, próximos física ou virtualmente.

Na utilização de ambientes virtuais é importante o planejamento do curso, a divisão de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual.


4 – Inserção em ambientes experimentais e profissionais (prática/teoria/prática)


É importante que em todos os cursos e etapas do processo de aprendizagem acorra a integração de reflexão e ação, teoria e prática. A ponte entre a teoria e prática, o intelectual e situações reais, experimentais torna a aprendizagem mais significativa.

Entende-se que qualidade em educação envolve uma nova didática, o professor continua fundamental no processo mas assumindo uma nova postura de promover um aluno pesquisador. É fundamental planejar o tempo de atividades de presença física e aprendizagem conectada a distância. O professor precisa desenvolver a competência de gestão destes tempos, para isso deve ser um Novo Professor!


fonte: Moran, José Manoel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias, 2004.

Disponível em www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm